top of page

Como JOSÉ MOURINHO motiva os seus jogadores


1. A SUA ABORDAGEM À MOTIVAÇÃO É DESENHADA PARA OS INDIVÍDUOS, OU PARA A EQUIPA?

Equipas. Mas às vezes necessitamos de alguns detalhes quando conhecemos a pessoa muito bem. Há detalhes que podemos tentar influenciar de acordo com a pessoa. Mas, eu sou o treinador de uma equipa.

2. QUÃO IMPORTANTE É A CONFIANÇA PARA UM JOGADOR? Quase tudo. Eu não digo tudo porque estar taticamente preparado é muito importante, saber o que fazer. Saber como reagir é muito importante. Mas a confiança leva os jogadores para níveis completamente diferentes. É a razão pela qual às vezes pensamos que um jogador não é realmente bom e depois nos apercebemos que ele é muito bom.

3. COMO CONSTRÓI A CONFIANÇA DOS JOGADORES?

Estar preparado taticamente é muito importante. Sem dúvidas. Tudo claro. Posição sem a bola. Onde os jogadores têm de estar quando a equipa tem a posse da bola. A forma como têm de reagir. Assim, estar preparado taticamente torna o jogador muito mais confiante. E depois as coisas vão bem, e eles constroem a sua confiança e o desempenho é elevado mas normalmente as pessoas pensam que a confiança é sobre palavras, é sobre alguma preparação mental especial. Eu penso que tudo começa com o sentir-se confortável no campo de jogo.

4. HÁ ALGUM BOM MOMENTO PARA TIRAR ALGUÉM QUANDO A SUA CONFIANÇA É REDUZIDA?

Eu não vejo as coisas nessa perspetiva. Eu apenas analiso o adversário. Eu analiso os meus jogadores e o seu trabalho e a forma como se podem adaptar ao jogo e tento escolher a equipa que eu penso que será bem sucedida. Quando troco os jogadores, eu não troco com aquele sentido de... ele não está a jogar bem, eu vou tirá-lo. Não é nessa perspetiva.

5. HOUVE ALGUM TREINADOR QUE INFLUENCIOU O SEU ESTILO DE GESTÃO?

O primeiro foi o meu pai, porque ele foi o que esteve ao meu lado desde criança e desde que sonhei tornar-me um treinador de futebol. E depois ao longo de todas as gerações tantos treinadores de top que eu teria de ser muito estúpido para não aprender com eles.

6. O QUE OLHA PARA UM JOVEM JOGADOR PARA DETERMINAR SE ELE PODE SER TREINADO?

A primeira coisa obviamente é a qualidade. Sem qualidade não há hipótese. Isso é uma coisa básica. Mas imediatamente após a qualidade chega a sua motivação. E alguns jogadores com qualidade, com potencial que as pessoas pensam que eles têm tudo para se tornar jogadores de top, quando a motivação, o desejo, a paixão não está lá todos os dias, então percebemos que eles irão ser talentos perdidos. E o mundo do futebol está cheio de talentos perdidos.

7. QUAIS SÃO AS SITUAÇÕES MAIS DIFÍCEIS PARA SE MOTIVAR UMA EQUIPA?

A época após se ser campeão, ou após se ser bem sucedido é normalmente uma época muito difícil. Normalmente é difícil, porque trouxemos a equipa para o topo, atingimos os objetivos. E depois, eu não digo que colapsam porque não deverá assim. Mas é normal que após o sucesso alguns jogadores que levamos ao extremo do seu potencial, é normal que não tenham o mesmo desempenho. E a temporada após o sucesso torna-se uma época difícil.

Fonte: The Sportbible Interview.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search for Tags
Nenhum tag.
Follow
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page