top of page

Quantos pénaltis marcaram nos treinos os teus jogadores esta temporada?


Fábio Carille, treinador do SC Corinthians, depois de vencer o Santos FC de Jorge Sampaoli foi questionado sobre qual era o "segredo" para vencer a terceira disputa de pénaltis da temporada (vitórias sobre o Racing Club da Argentina na 1ª Fase da Copa Sudamericana 2019, sobre a Ferroviária nos Quartos-de-Final do Campeonato Paulista 2019 e sobre o Santos FC nas Meias-Finas do Campeonato Paulista 2019).

A sua resposta foi que na abordagem à temporada imaginou que os desempates por pénaltis poderiam acontecer e assim, começaram a treiná-los desde o início, com todos os jogadores a marcarem pelo menos 1 pénalti em cada sessão de treino de forma a ganharem confiança para as decisões futuras.

A este propósito convém lembrar as declarações de Romário sobre o pénalti que marcou na Final do Campeonato do Mundo de 1994: "Não treinei os pénaltis porque acreditava que ganharia antes. Todo o mundo treinou, menos eu. Na hora de marcar, naquele momento não foi nada fácil porque não treinei e não era um especialista."

Sabendo-se que mais cedo ou mais tarde, para se conseguir atingir os títulos mais desejados do futebol mundial teremos de vencer alguns desempates por pénaltis, seria importante que os nossos jogadores estivessem preparados o melhor possível para esse momento. Isso só se consegue com treino (de preferência em situações de elevada carga emocional como por exemplo a decisão do vencedor do treino ou então através de apostas entre o marcador e o Guarda-Redes por exemplo).

Quantos pénaltis os jogadores do Manchester City, Tottenham, FC Porto, Liverpool FC, FC Barcelona, Manchester United, Juventus e Ajax, treinaram esta temporada? Na próxima semana poderão precisar de estar preparados para os marcar de forma a avançar para as Meias-Finas da Liga dos Campeões 18/19...

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search for Tags
Nenhum tag.
Follow
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page