top of page

O Desafio de José Mourinho!


O Desafio de José Mourinho!

No Fórum de Treinadores da ANTF 2019 a decorrer em Portimão, José Mourinho lançou o desafio a todos os treinadores presentes de se debruçarem sobre a alteração na "Lei 16 - O Pontapé de Baliza" que entrará em vigor a na temporada de 19/20, de forma a estarem preparados desde a pré-temporada. Quais serão as diferenças na 1ª Fase de Construção? Haverá uma evolução ou retrocesso? Que implicações terá para o Scouting? Passará a haver um jogo mais direto?

Na versão em vigor até ao final da temporada 18/19, a bola só é considerada em jogo quando sai da grande área (e só fora da grande área é possível de ser jogada por jogadores de uma e outra equipa).

A alteração determina que a partir de 19/20, a bola estará em jogo logo após que seja pontapeada e que se mova claramente, sendo possível ser jogada pela equipa que marcou o pontapé de baliza dentro da grande área. Os adversários deverão continuar a esperar fora da grande área até que a bola esteja em jogo.

Os benefícios esperados pelo "International Board" da FIFA com esta alteração é de criarem um jogo mais rápido e um reinício com uma construção mais dinâmica/construtiva. Esperam também diminuir o tempo perdido através da estratégia utilizada muitas vezes pela equipa que está a vencer, de receberem a bola dentro da grande área para se voltar a repetir o pontapé de baliza.

Na minha opinião, estas alterações irão beneficiar a construção do jogo desde trás:

1) Desde logo, a bola pode ser colocada de imediato em jogo pelo Guarda-Redes para um colega de equipa sem ter de esperar que ele saia da grande área (tempo que muitas vezes é utilizado pelos adversários para condicionarem a saída da bola).

2) Há maior facilidade em construir mais triângulos e losangos na 1ª Fase de Construção e as distâncias mais próximas entre os jogadores permitirão a realização de passes de maior precisão, uma vez que o Central ao receber dentro vai permitir que o Lateral do lado da bola possa ter um maior raio de ação e não ficar tão encostado à linha lateral como quando a bola é recebida fora da área.

3) Haverá também benefícios em caso de perda da bola já que com a lei em vigor a bola ao ser passada para dentro e recuperada pelos adversários, os Centrais encontram-se muito abertos por terem de receber fora da área. Ao receberem dentro e em caso de a perderem com um passe central mal executado, estarão mais próximos da baliza e a poderão proteger mais rapidamente.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search for Tags
Nenhum tag.
Follow
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page