top of page

Criatividade Coletiva > Criatividade Individual - o exemplo do "Triângulo Ofensivo" de


No rescaldo do empate no jogo Brasil x Panamá, um jornalista brasileiro perguntou a Tite se havia uma preocupação em demasia com a Criatividade Coletiva.

A sua resposta foi a seguinte:

"Não, absolutamente não. No último terço do campo é a hora do drible. É uma caraterística brasileira que eu fomento. A ideia é 'ir para cima dos adversários', ser criativo, agressivo, driblar, fintar e ser contundente. Ter atrevimento e coragem. Procuro inclusivamente jogadores com essas caraterísticas para o setor atacante porque esse é o nosso ADN. Queremos partir para o lance individual, 1x1, finta, tabela e infiltração."

Com esta resposta ficámos a saber que no último terço do campo os atacantes brasileiros têm toda a liberdade para colocar o seu "talento" em ação. No entanto será essa a melhor forma de ultrapassar equipas cada vez mais fortes e compactas na sua Organização Defensiva?

Phil Jackson, o mítico treinador da NBA era defensor de precisamente o contrário. Juntamente com Tex Winter implementou nas suas equipas (Chicago Bulls e Los Angeles Lakers) um método de jogo ofensivo denominado de "Triângulo Ofensivo" que se fundamentava em distâncias adequadas entre os jogadores em campo, execução de habilidades fundamentais e constante movimento da bola e dos jogadores em função de certas normas. A sua ideia era que para ganhar teria de haver um esforço coordenado entre todos os jogadores. Este método de jogo ofensivo, para Phil Jackson, tinha a vantagem de oferecer ao ataque a opção excecional de jogarem como uma entidade coletiva em campo ao mesmo tempo que permitia aos jogadores uma criatividade individual nas suas decisões ofensivas.

Assim é nossa convicção que no futebol atual, as equipas terão de desenvolver métodos de jogo ofensivos coletivos que permitam a criatividade individual dos jogadores e não o que atualmente se assiste, em que normalmente no último terço do campo os treinadores deixam a resolução para os seus jogadores "mais criativos" de uma forma individual.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search for Tags
Nenhum tag.
Follow
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page