O Futuro do Futebol: Modelo de Jogo com vários Sistemas de Jogo
No Fórum de Treinadores de Futebol da ANTF 2019 em Portimão, José Mourinho e Vitor Pereira coincidiram na ideia de que no futuro uma equipa de futebol, mantendo o mesmo Modelo de Jogo, terá de ter a capacidade para utilizar vários Sistemas de Jogo consoante o adversário que defronte, podendo haver inclusivamente alterações no mesmo durante as partidas.
A partir desta ideia deixo aqui uma proposta de alteração do Sistema de Jogo consoante os adversários. Esta proposta é realizada tendo como ponto de partida um 1-4-3-3 e é direcionada para o "Momento da Organização Ofensiva" e jogando-se no meio-campo adversário, principalmente quando se defronta equipas que defendem em zonas muito recuadas.
A alteração dos Sistemas de Jogo será baseada nos seguintes princípios:
1. Criar Superioridade Numérica na Linha Defensiva.
2. Manter Igualdade Numérica na Linha Média.
3. Ter Inferioridade Numérica na Linha Ofensiva.
4. A Amplitude deverá ser garantida pelos Médios Laterais.
Com estes princípios em mente, os jogadores em campo poderão posicionar-se de acordo com o Sistema de Jogo da equipa adversária e fazerem alterações no mesmo aquando de eventuais modificações durante o jogo por parte da outra equipa. A ocupação das posições com as eventuais trocas deverá ser realizada de acordo com as caraterísticas dos jogadores que compõem a equipa (por exemplo, se for necessário alterar a "defesa a 4" para "defesa a 3", pode-se recuar o Médio Centro para Defesa Central subindo os Defesas Laterais para a linha de meio-campo ou se houver algum Defesa Lateral de caraterísticas mais defensivas, poderá ser ele a compor a "defesa a 3" e o outro Lateral subir para a linha de meio-campo).
Defrontando uma equipa em 1-5-4-1, equipa posiciona-se em 1-2-4-4:
Defrontando uma equipa em 1-5-3-2, equipa posiciona-se em 1-3-3-4:
Defrontando uma equipa em 1-4-5-1, equipa posiciona-se em 1-2-5-3:
Defrontando uma equipa em 1-4-4-2, equipa posiciona-se em 1-3-4-3:
Após a perda da bola os jogadores regressam às suas posições originais tendo em conta o Sistema de Jogo 1-4-3-3!
Pedro Mendonça