2. Capturar o Ressalto (Princípios do Contra-ataque)
George Karl e Doug Moe (treinadores da NBA) defendem uma série de princípios que são necessários para se poder jogar em contra-ataque.
Adaptando esses ensinamentos para o futebol, mostrámos o segundo desses princípios, o CAPTURAR O RESSALTO:
Obviamente, para além das perdas de bola, os roubos e as faltas ofensivas, a outra única forma de recuperar a bola (sem considerar que o oponente marque golo) e lançar o contra-ataque consiste em capturar a bola após o ressalto dos remates intercetados (pelos defesas ou Guarda-Redes). Assim, é fundamental fazer finca-pé na importância de capturar o ressalto neste tipo de jogo.
O aspeto em que muitas equipas falham quando desejam jogar em contra-ataque é que têm poucos jogadores a tentar recuperar o ressalto defensivo e têm 3/4 jogadores adiantados, a meio do campo, esperando o passe de saída dos outros jogadores que tentam ficar com a bola. Para evitar que isto aconteça devemos exigir que pelo menos 8 jogadores tentem recuperar o ressalto defensivo após os remates dos adversários. Isto é, não podem começar a correr até que eles ou um companheiro tenha capturado a bola.