José Mourinho - Orientar a saída da bola da equipa adversária
Numa entrevista ao Expresso, José Mourinho contou como preparou o Manchester United para vencer a Liga Europa.
"Para mim, a análise do adversário é muito importante, porque jogo em relação ao adversário e defino o treino em relação a isso." (José Mourinho, 2017)
Como orientou a saída da bola do Ajax:
- "Deixávamos que saíssem a jogar, mas bloqueando o Central do lado esquerdo, o M. de Ligt, e deixando a bola ir para a direita, para o D. Sánchez, que tinha mais dificuldades."
Numa equipa que quer sair sempre a jogar desde trás, é possível após algumas observações perceber quais são os jogadores que estão mais confortáveis com a bola e aqueles que têm mais dificuldades. Normalmente um dos Defesas Centrais tem mais dificuldades do que o outro, seja porque joga "com o pé contrário" (por exemplo um destro que joga a Defesa Central pelo lado esquerdo ou um que não se sente bem com a bola nos pés devido a um insuficiente desenvolvimento desse aspeto nos seus anos de formação). Assim, podemos fazer com que a bola entre no jogador que queremos e depois aproveitar as suas dificuldades para recuperar a posse da bola e evitar que os adversários nos causem dificuldades a nível defensivo.
Dois aspetos destacam-se do mencionado anteriormente:
- Cada vez mais é importante que os jovens jogadores sejam capazes de jogar bem com qualquer um dos pés para que no futuro possam sentir-se confortáveis e desempenhar qualquer posição/função.
- Os Defesas Centrais (assim como todos os outros jogadores) têm de desenvolver uma grande "relação com a bola" desde que começam a jogar futebol.