Xavi Hernández entrevistado por Martí Perarnau (2017)
Ideia de Jogo de Xavi Hernández:
- "Ser protagonista e ser agressivo para ter a bola, recuperando-a rapidamente logo após a sua perda. TER A BOLA todo o tempo possível (90% ou mais se possível), passá-la rapidamente e JOGAR AO ATAQUE.
- Jogar num bloco curto (em menos de 30 metros) com toda a equipa junta. Linhas pouco separadas entre si e sempre muito dominador em campo.
- Atacar gerando-se superioridades.
- Esta é a Ideia de Jogo mais difícil de executar no futebol porque tem-se que dominar muitas coisas para se ser bem sucedido:
a) Procurar "3ºs homens":
b) Procurar os espaços livres por onde faremos as superioridades.
c) Saber como poderemos fazer danos na equipa adversária com ela recuada.
d) Tem que se jogar desde o Guarda-Redes, que não pode lançar a bola para a frente sem sentido. No Guarda-Redes começa tudo, ele controla a bola e decide por onde a equipa deve começar a jogar. Ás vezes o Guarda-Redes irá receber uma má bola mas deve conseguir controlá-la e procurar o "homem livre", isto é, tudo começa com o Guarda-Redes pensando quem é e onde está o "homem livre".
- É a Ideia de Jogo mais complexa e mais difícil de se praticar mas é também a mais agradável para se jogar.
- Quando o Guarda-Redes adversário tem a bola a equipa deve tentar recuperá-la mas sempre com a equipa organizada e com todos os jogadores a terem a mesma ideia: vai o Ponta de Lança pressionar o Guarda-Redes adversário, os Extremos avançam para lhe dar cobertura e os restantes jogadores aproximam-se da zona da bola. Todos os jogadores vão com um sentido coletivo.
- Quando o Defesa Central adversário, pressionado pelo nosso Ponta de Lança, passa a bola para o outro Defesa Central, um dos Médios Interiores (o desse lado) avança para pressionar o Defesa Central adversário que entretanto recebeu a bola. O Médio Interior sabe que não recuperará a bola nesse local, mas sabe também que com aquele movimento irá obrigar o adversário a lançar para a frente onde estarão os nossos Defesas Centrais ou Laterais preparados para a recuperar, antecipando-se aos atacantes e com os outros a darem cobertura e o Pivot próximo:
- É também importante ter Defesas que não cometam erros na saída da bola desde trás.
- Os Defesas Laterais por vezes têm de refrear as suas subidas pelos corredores para evitar que os adversários aumentem a sua linha defensiva (com o recuo dos seus Extremos a acompanhar os nossos Laterais), aumentando-a de 4/5 jogadores para 6/7. Desta forma têm de se habituar a jogar noutros espaços, por exemplo nos espaços centrais ao lado do Pivot."
Formação:
- "Deve-se aprender a jogar esta Ideia desde os escalões mais baixos, para isso, os treinadores das equipas de formação devem insistir sempre nos conceitos, na tática, na técnica, na prática, em tudo! Os treinadores da formação devem formar os futebolistas, têm de os ensinar mais do que serem campeões.
- Se for possível ganhar melhor, mas esse não deve ser o objetivo principal. O mais importante e decisivo é formar bem os jogadores na Ideia de Jogo pretendida."
Pré-Temporada:
- "Período em que o treinador deve expôr a sua Ideia de Jogo, a deve treinar, transmitir os detalhes e toda a estratégia. Depois do treinador estabelecer os fundamentos da sua Ideia de Jogo, o que virá a seguir será pura gestão humana (gerir o balneário, os que não jogam e afinar a engrenagem)."
Treino:
- "Há que trabalhar muito o Ataque Posicional (o mais complicado que há no futebol), de maneira constante, treinando por exemplo contra duas linhas de 4 adversários".
Fonte:
The Tactical Room #33